Resenha #10 - 6 passos 44 centímetros

Autor: Fernando Mendes
Páginas: 68




Sinopse: Estudando os sonetos de Shakespeare, eu percebi um detalhe interessante nos sonetos em geral: sua forma é completamente fechada, ou assim dizem muitos. Mas então, de onde sairão os sonetos ingleses? Se a forma é obrigatória, não há como mudá-la. Mas, mesmo para os que fervorosamente acham que só este ou aquele tipo de escrita é literária ou poética, se a forma pôde ser mudada, não há por que se crer que não pode ser mudada de novo. Então, por que não criar uma nova forma para o nome soneto? Quebremos as contagens de versos: 14 = 5+4+3+2. Para o autor que interesse, adicione a décima quinta linha, completando a sequência matemática. quebremos a ordem: o autor pode criar uma ordem de estrofes da menor para a maior, ou da maior para a menor, ou as misturar. quebremos a imposição de números sem significado: o autor não precisa contar sílabas, mas pode se quiser. Se decidir contar, poderá escolher usar um número ao qual esteja associado um significado, complementando sua obra ainda mais. A intenção é apresentar ao mundo uma forma mais livre de soneto e convidar autores a usá-la: o soneto brasileiro.

Resenha: O livro nos traz um conjunto de 44 sonetos, de leitura rápida a começar pelo número de páginas e pelo tamanho de cada um destes nas páginas. Em questão de meia-hora você tem acabado de ler. Porém,não é só ir lendo pra dizer ''ah,eu li''. NADA DISSO! A escrita do Fernando Mendes é bem trabalhada e estruturada,então,por vezes nos vemos diante de trocadilhos,tentando entender o que o autor quis transmitir em alguns versos. Nesta obra nos deparamos com pensamentos do autor,sua indignação frente a questões da realidade em que vivemos tudo isso transmitido em versos,bem diferente do que estamos acostumados :) Eu dei 3 estrelas no livro pelo fato de que esperava mais >/ a leitura é bem rápida e em alguns sonetos me vi confusa com os pensamentos do autor e qual o real sentido que ele queria passar e fiquei me perguntando ''será que é isso mesmo?'',''tô entendendo direito?''. Para vocês terem uma pequena ideia do que vem no livro,colocarei o soneto que considero o 'Carro Chefe' por conter o mesmo nome do livro - 6 passos 44 centímetros -
                                                    ''Homens andando
                                                     Quarenta e quatro,
                                                     Assim descrito
                                                     Não está errado.
                                                     É dos seus feitos.
                                                   
                                                     E isto nos dá
                                                     Honesta forma.

                                                     Um homem descrito
                                                     Dando seus seis passos,
                                                     Tem também mérito
                                                     Nos olhos dos cantos.

                                                     Pois homem caídos
                                                     Veem o esforço
                                                     De andar aos poucos.''

                                                 

3 comentários

  1. Tenho um amigo que adora esse livro, nunca tive oportunidade para lê-lo, mas acho que seria legal. Gosto bastante de sua capa.
    Abraços!
    www.blogoblogueiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir