Resenha #23 - O Trio


 Autora: Alane S.A.Brito
Editora: Novo Século - Novos Talentos da Literatura Brasileira
Número de Páginas: 511
 
Sinopse: “Davi ainda precisou de uns instantes para organizar mentalmente o enredo da história... De fato, para ele mesmo, seria muito bom expor suas lembranças e assim, após tantos anos, alguém mais saberia quão especial ele considerava ter sido a sua infância..." Davi achava que seus piores problemas seriam dividir o forte sentimento que ele e seus dois amigos, Nelson e Jordan, nutriam pela mesma menina e tentar tornar a conturbada vida de um deles menos sofrida. Até que ao completarem dezoito anos a pequena vila no meio do nada onde moravam é invadida por homens violentos. É quando começa o maior desafio de suas vidas... Davi e Nelson conseguem fugir com mais alguns e, após se deparar com o sofrimento do amigo, Davi sente-se obrigado a retornar ao palco do grande massacre para resgata r Jordan. Para levarem ajuda aos outros sobreviventes que estão aprisionados, os três terão que juntar forças com seus desafetos, a fazer difíceis escolhas, e acabam descobrindo que, no fundo de suas almas, guardam uma grande garra e coragem jamais experimentados por nenhum deles... Existem erros tão graves que jamais possam ser perdoados? Abriria mão de um verdadeiro amor por causa de uma grande amizade? Descubra nessa história que é uma grande lição de amor, amizade e perdão...

Resenha: Poxa,fico MUITO feliz em encontrar autores nacionais que tem a capacidade de escrever bem,deixando o leitor grudadinho até a última página. Infelizmente,um tesouro que há muito não dava o devido valor,porém depois que os descobri não vivo sem. Sem palavras para descrever este livro,sério! Durante a leitura senti vários sentimentos compaixão,raiva,tristeza e felicidade. Quando via já estava enxugando as lágrimas,o livro acabou e meu lençol tava um lamaçal só.. Quero parabenizar a autora pela linda história e também porque não é fácil escrever 511 páginas,não é,gente?! Livro SUPER HIPER MEGA recomendado!
O livro tem início em 1956 quando Davi retorna a Vila Valentino Duarte onde viveu até os seus 18 anos e retorna um punhado de  anos depois para poder cumprir uma promessa a muito tempo prometida,mas no momento em que o mesmo retorna acaba encontrando um garoto e acabam conversando,e é a partir daí que Davi Guerrato relata toda a sua vida ao menino.
Davi Guerrato passa a relatar ao infante sobre suas lembranças algumas boas e outras ruins, como surgiu a Vila Valentino Duarte,peculiaridades dos poucos moradores e também sobre pessoas que tiveram forte impacto com o mesmo,entre estas estão Nelson e Jordan,seus melhores amigos. Inseparavéis desde pequenos,juntos formavam 'O Trio',uma amizade forte e linda de ser vista.
Porém,no decorrer do livro a amizade dos três passa por tantas provações que podemos observar que até mesmo uma amizade forte como uma rocha é capaz de criar fissuras e estas,por sua vez, aparecem na forma de mentiras e desconfianças. Como por exemplo, Jordan desde pequeno é estigmatizado por todos na Vila e,especialmente,Nícolas Mazzochi em que o acusam de roubos, destruição de plantações e até mesmo de provocar a morte de várias pessoas.Então, paira a dúvida.. seria mesmo possível Jordan ser capaz de tudo isso que falam? Estariam se negando a ver a verdade bem na sua frente? Outro fato que serve para balançar,mais ainda,a amizade deles é que todos os três são apaixonados pela mesma garota,Yola,uma bonita jovem que mora na Vila e chegam,até mesmo,a  tentar disputar entre si o coração da jovem.
Na obra temos situações que podem de fato acontecer com qualquer pessoa,vemos seres humanos que cometem erros SIM,porém não é por maldade,erram no sentido de acertar e tudo isso girando em torno de uma temática principal, a verdadeira amizade. Nos levando a refletir ''Até que ponto pode aguentar uma amizade perante tantas provações?''
'' Os filhos vieram,a velhice viria se Deus assim quisesse,mas as lições que tivemos permaneceriam para sempre recentes. Nada acontece em vão realmente. Sofrimentos,alegrias,decepções,tudo tem um sentido,e cabe a nós tentar compreender o que está nos ensinando. Não adianta querer apressar o desfecho de nada,pois,sem dúvida,tudo acontece quando tem que acontecer.'' (Página 510)


5 comentários

  1. Eu ando super a fim de conhecer autores brasileiros novos (antigos também). Confesso que tenho lido muito poucos livros nacionais.
    Adorei a resenha. Fiquei bem interessada no livo.

    Beijos. :**

    ResponderExcluir
  2. Respondi lá, mas vou escrever aqui também: a edição que eu li é bem nova, é da Editora Hedra de 2010, então é fácil de achar. Tem na Saraiva e na Livraria Cultura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Eu já li esse livro e por sinal gostei bastante também hehe

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, pelo seu recado no Skoob eu vim conhecer seu blog e ele é muito legal, gostei. Já estou seguindo!! Sobre o livro achei muito interessante, literatura nacional ainda, o que é ótimo!!! E a história parece ser muito boa, acho que vou coloca-lo na lista de desejados. :)

    ResponderExcluir
  5. Oi, Louise!! Amei, amei, amei a sua resenha!! É revigorante quando falam tão bem de algo que criamos com tanto carinho!! Obrigada de todo o meu coração por suas palavras, fico muito feliz que tenha gostado tanto do meu livro!!

    Beijão!!!!!!

    ResponderExcluir