Resenha #135: Na companhia das estrelas




 Sipnose: 
        Em um mundo devastado pela doença, Hig conseguiu escapar à gripe que matou todo mundo que ele conhecia. Sua esposa e seus amigos estão mortos, e ele sobrevive no hangar de um pequeno aeroporto abandonado com seu cachorro, Jasper, e um único vizinho, que odeia a humanidade, ou o que restou dela.
       Mas Hig não perde as esperanças. Enquanto sobrevoa a cidade em um avião dos anos 1950, ele sonha com a vida que poderia ter vivido não fosse pela fatalidade que dizimou todos que amava. Hig é um guerreiro sonhador. E tem uma imensa vontade de gente, apesar da desilusão que se abateu sobre ele. Por isso é capaz de arriscar todo seu futuro quando, um dia, o rádio de seu avião capta uma mensagem...
Voe com Hig e Jasper e se encante ao descobrir que um mundo melhor pode estar em cada um de nós.

Resenha:
     Hig é um personagem sofredor, que assim é descrito a partir de suas memórias tristes narradas por ele mesmo com um tom poético. Sua estória não tem um rumo certo, centram-se apenas na sua sobrevivência diária junto a Bangley, seu colega sobrevivente, e Jasper, seu cachorro. Por não apresentar um objetivo claro, a leitura se torna cansativa. A escrita do autor também contribui para isso, e a primeira vista confunde o leitor com sua linearidade e ausência de pontuação que indique diálogo. 
     Esse recurso foi bem idealizado, simbolizando a mistura que acontece nesse contexto entre pensamentos, diálogos e realidade, apontando como são difíceis de serem distinguidos no fim do mundo. Contudo, o resultado final pode nem sempre ser assim interpretado, e na minha leitura, por exemplo, dificultou a minha relação com todo o enredo do livro.
    Por fim, o livro não correspondeu às expectativas que a sinopse e a arte da capa criaram. O apelo ao emocional pouco funciona, e o lirismo utilizado não comove. Contudo, o final é cheio de esperança e traz uma nova perspectiva dos personagens.
  

15 comentários

  1. Eu estava bem curiosa com esse livro, mas não é a primeira vez que vejo falarem que ele não corresponde as expectativas. Vou deixar pra lê-lo mais tarde...

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que triste, eu esperava um livro interessante! ):
    Mas sua resenha ficou ótima! ^^

    Beijos,
    Rafa Mello-Eu + Livros
    www.eumaislivros.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu não me interessei por esse livro justamente por resenhas como a sua.
    Todos esperavam mais!
    De qualquer forma, a capa é linda né?
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bom?
    O livro me lembra o filme do Will Smith onde ele viva em um mundo apocalíptico com seu cachorro. A narrativa do livro parece ser muito linear e sem grandes reviravoltas. Mesmo assim eu ainda tenho interesse na leitura.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu não tenho vontade de ler esse livro. Até tinha quando lançou, mas depois que fui lendo as resenhas, perdi.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Só vejo críticas para este livro, que pena ://

    http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie :D

    Eu comecei a le-lo mas não gostei da narrativa, achei mrio parada e cansativa.

    Beijus

    Renata Sara

    amordelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Nunca li, mas sua resenha parece ser bem fiel ao que o livro passa. Amei a resenha XD

    Bjs, http://bsaccani.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. O livro parece apelar para emocionar o leitor, e isso muitas vezes funciona ao contrário, nos afastando da trama. Uma pena não ser tão bom assim, a sinopse prometia mais.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana, tudo bem?
    Eu gostei bastante do nome do livro, achei bem bonito!
    Eu gosto de livros que trazem uma pegada mais emocional, mas realmente foi uma pena que não funcionou, não é?
    Pelo menos o final deve ter trazido uma beleza ao livro!

    Beijos,
    Leitora Online

    ResponderExcluir
  11. Estou com esse livro aqui há bastante tempo
    Mas ainda não tive oportunidade de ler
    E parece ser realmente muito bom

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ahhh! Tava super ansiosa para ler o livro, mas, com sua resenha, minha vontade cessou um pouco... :x Acho que vou adiar um pouco mais a leitura e ler o livro com menos expectativas (bem verdade, a capa contribui muito para criarmos expectativas super altas haha)
    Amei a resenha!
    Beijoss :3

    www.vicioempaginas.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi ;)
    Poxa, engraçado com um mesmo livro gera opiniões tão diferentes .. kkk
    Eu na verdade, amei! <3 Dei cinco estrelinhas e me comovi com Hig *-*
    Mas as histórias batem em cada um de nós de um jeito, né?

    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ola
    Esse livro parece ser bom. a sinopse chamou a minha atenção, mais não criou expectativa para ler.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. A sinopse do livro nos remete à uma história que à primeira vista parece ser incrível, entretanto em várias resenhas que eu tive oportunidade de ler, comentaram que é muito confuso e por isso não atenderam às expectativas.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir