Resenha #151 - E não sobrou nenhum/ O caso dos dez negrinhos.






E não sobrou nenhum / O caso dos dez negrinhos

Autora: Agatha Christie
Editora: Globo Editora
Número de Páginas: 390



Sinopse: A inglesa Agatha Christie é uma das autoras mais populares e famosas do mundo. Isto significa que seus títulos estão entre os mais conhecidos. Mas ninguém, no Brasil, poderia se lembrar deste E não sobrou nenhum. Talvez tenha sido encontrado um inédito em algum baú escondido num sótão. Mas, se fosse isto, a mídia com certeza o teria noticiado. Talvez, então, alguém tenha psicografado uma nova história policial. Mas, neste caso, o nome do "médium" não deixaria de ser conhecido. Talvez Agatha Christie não tenha afinal morrido, mas apenas desaparecido, revolvendo agora, aos 118 anos, lançar seu 81º. romance de mistério. Ou, talvez, um de seus conhecidíssimos livros tenha se ocultado atrás de um novo título.

O culpado não é o mordomo, mas um personagem ainda mais cheio de normas, conhecido pelo codinome de "o politicamente-correto". Pois foi ele que levou os agentes literários da grande dama inglesa a proporem a mudança de título de "O caso dos dez negrinhos" (Ten little niggers), o livro mais vendido de Agatha Christie em todo o mundo, e adaptado para o cinema por René Clair. A solução salomônica foi, então, destacar o novo título, retirado de uma canção folclórica inglesa, e avisar na capa que o livro é uma nova versão daquele que foi consagrado pelo público brasileiro: "E não sobrou nenhum" - Anteriormente publicado como "O caso dos dez negrinhos".

"E não sobrou nenhum" é o maior clássico moderno das histórias de mistério. Dez pessoas diferentes recebem um mesmo convite para passar um fim de semana na remota Ilha do Soldado. Na primeira noite, após o jantar, elas ouvem uma voz acusando cada uma de um crime oculto cometido no passado. Mortes inexplicáveis e inescapáveis então se sucedem. E a cada convidado eliminado, também desaparece um dos soldadinhos que enfeitam a mesa de jantar. Quem poderia saber dos dez crimes distintos? Quem se arvoraria em seu juiz e carrasco? Como escapar da próxima execução? 


Resenha: O meu querido pai me presenteou com esse livro quanto eu tinha uns 10 anos,  pode ser um pouco mais ou menos, eu não me lembro bem a idade, mas lembro que eu me senti o máximo lendo o meu primeiro livro de adulto.


Acontece que o livro é assustador para uma criança e depois de ler fiquei muitos dias dormindo de luz acesa. Hoje todo mundo aqui em casa ri disso, até eu dou umas risadas, mas ainda lembro como se fosse hoje do medo que eu senti.

Apesar do medo agradeço muito meu pai pelo presente, pois me inseriu muito bem no mundo da literatura “adulta” e até hoje eu sou fã da Agatha Christie então eu acho que isso é o que vale.

E contanto essa história eu lembrei que meu livro está velho, muito velho, chega está amarelo e eu sei que tenho que comprar outra edição, pois a minha está quase se despedaçando (o livro é uma edição bem antiga), mais ainda assim não quero me desfazer dele. Por razões sentimentais e porque eu adoro a capa.

Este livro é considerado por muitos um dos mais famosos da autora. É um romance policial lançado pela primeira vez em 1939 e tem como título uma canção  infantil tradicional na Inglaterra, mas por ser considerado que o termo “negrinhos” pode levar a interpretações racistas foi modificado.

A história do livro passa-se em uma mansão situada na Ilha do Negro, para o qual dez pessoas são atraídas pelo Sr e Sra. Owen. Em cada um dos quartos da mansão existe uma cópia de um poema que fala dos “Dez Negrinhos” bem como existem dez figuras de porcelana os representando na mesa da sala de estar.

O poema é esse:
Dez negrinhos vão jantar enquanto não chove;

Um deles se engasgou e então ficaram nove.
Nove negrinhos sem dormir: não é biscoito!
Um deles cai no sono, e então ficaram oito.
Oito negrinhos vão a Devon de charrete;
Um não quis mais voltar, e então ficaram sete.
Sete negrinhos vão rachar lenha, mas eis
Que um deles se corta, e então ficaram seis.
Seis negrinhos de uma colméia fazem brinco;
A um pica uma abelha, e então ficaram cinco.
Cinco negrinhos no foro, a tomar os ares;
Um ali foi julgado, e então ficaram dois pares.
Quatro negrinhos no mar; a um tragou de vez.
O arenque defumado, e então ficaram três.
Três negrinhos passeando no Zoo. E depois?
O urso abraçou um, e então ficaram dois.
Dois negrinhos brincando ao sol, sem medo algum;
Um deles se queimou, e então ficou só um.
Um negrinho aqui está a sós, apenas um;
Ele então se enforcou, e não ficou nenhum.


Nenhum dos convidados conhece o misterioso casal que teria despachado os convites e os meios providenciando sua vinda para a ilha, e acaba nunca aparecendo. No começo da viagem todos ficam curiosos para conhecer o casal que os convidou para tal viagem, mas o temor logo substitui a curiosidade, pois após o primeiro jantar deles na mansão todos são acusados de já ter cometido um crime no passado. Como medo, eles pensam em partir, mas o mau tempo não os permite sair da ilha.

No decorrer do livro cada um dos personagens vão sendo assassinados seguindo a ordem fiel do poema dos Dez Negrinhos, ao mesmo tempo que as figuras de porcelana que estavam em cima da mesa da sala de estar vão sumindo a cada assassinato. Esses fatos fazem os convidados começarem a se perguntar, será que têm mais uma pessoa na ilha? Será que o assassino está entre eles?

O caso dos dez negrinhos ou E não sobrou nenhum, como agora é conhecido, é um livro fascinante, você fica preso ao livro do começo ao fim e o fim por sinal é surpreendente. Não resta dúvidas neste livro o porquê de Aghata Christie é considerada a “Rainha do Crime”.

Super recomendo a leitura deste livro.

15 comentários

  1. Gostei da sua resenha e o livro parece ser bem interessante... mas tenho receio pelos livro da Agatha... eu comecei a ler um dela e odiei, o livro não me conquistou nem um pouco :(

    Bjs
    de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu amo a Agatha e esse é um dos meus preferidos dela. Diferente de você eu li esse livro quando criança e depois fazia minha mãe ir toda semana na biblioteca até ler todos os livros dela que tinha lá. Não fiquei com medo não, amei!

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Esse foi o primeiro livro que li da Agatha Christie, uns dois anos atrás, e também fiquei muito assustada! Quando estava chegando no fim da história, eu não sabia se eu lia (para descobrir o mistério) ou se parava (por causa do medo)! Foi meio engraçado, e acabei adorando Agatha Christie, no fim das contas.

    Beijos! || ape56.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Estou curiosa para ler esse livro, parece ser muito interessante e diferente. Na minha listinha!!!
    Beijos, Ariane.
    www.diariodostreze.blogspot.com Visita?

    ResponderExcluir
  5. Oie! Acho que sou a unica que não consegue gostar dela ne? Mas gostei da resenha! ;)
    Bjs, comenta por favor nessa resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/02/nomade.html

    ResponderExcluir
  6. Oi..
    Eu já ouvi falar neste livro, mas nunca pensei em ler.
    Olhando assim resenhado, parece mesmo ser bom, sem contar que você deu 5 estrelas né.
    Parece ser um suspense bom, mas todos morrem..rs

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana!
    Até hoje só li um livro da Agatha e quero continuar lendo mais livros dela. Adorei a história e estou desejando esse livro!

    Beijos,
    http://www.epilogosefinais.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Achei interessante encontrar essa resenha por aqui pois esses dias mesmo eu estava tentando ler este livro, peguei na biblioteca municipal, porém eu realmente não consegui finalizar a leitura pois o exemplar é MUITO velho e empoeirado. Eu tenho alergia a poeira, aí já dá para imaginar, rsrs. Mas ainda vou dar outra chance para a obra!
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Minha amiga já fez uma apresentação desse livro na faculdade e achei super interessante

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Dama Agatha Christie é Dama Agatha Christie, não? Essa mulher é um cânone da literatura policial, e simplesmente mais do que um gênio. Ela é maravilhosa. Li pouca coisa dela, mas esse livro, Deus, parece ser incrível. Incrível. Que ideia genial, basear-se numa cantiga britânica. Achei uma fofura você falando como se sentiu lendo seu primeiro livro de adulta! aiushaiush Que amor!
    Apesar de eu ter um pouco de receio de livros e coisas assim, parece valer realmente a pena - e eu realmente preciso ler mais Agatha Christie. ^^
    Valeu a dica! Mil beijos!


    Achou o Quê?:
    http://achouoque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu não sou muito fã da Globo Editora, consequentemente quase não conheço os livros nos quais são lançados por ela. A resenha está ótima, mas eu não me interessei pelo livro infelizmente.

    ResponderExcluir
  12. Agatha Christie é diva master! Os livros dela são sensacionais. Minha mãe é mega fã e eu tenho vários livros. Ainda não li esse especificamente, mas dizem que é muito bom.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  13. Nossa eu acabei de crer que sou muito medrosa, fiquei apavorada lendo a resenha imagina lendo o livro. Mesmo assim tenho muita vontade de ler algo a autora quem sabe eu não pego um dos livros que tem aqui em casa qualquer dia desses rs !
    Beijão e não se desfaça do livro, mesmo velhinho fique com ele.
    Lêeh

    http://maetoescrevendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Já li alguns livros da Agatha e adorei. Sempre que posso, leio algum livro dela. Porém, conhecia esse só de nome, nunca tinha parado pra ler nada sobre ele.
    Gosto de livros assim. Bom é que esse, além de policial, é um pouco assustador. Então faz exatamente o meu gênero.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  15. Eu adoro Agatha, e tenho esse livro em casa, só que acho que não li, ou foi há tantos anos que eu me esqueci.

    ResponderExcluir