Resenha #189 - A Menina Submersa: Mémorias




Setembro

Obrigatório: 
  • Ler um livro de uma editora nova no Brasil (ex: DarkSide, Wish, EraEclipse, etc).





A Menina Submersa: Mémorias

Autora: Caitlín R. Kiernan 
Editora: Darkside
Número de Páginas: 320


Sinopse: A Menina Submersa: Memórias é um verdadeiro conto de fadas, uma história de fantasmas habitada por sereias e licantropos. Mas antes de tudo uma grande história de amor construída como um quebra-cabeça pós-moderno, uma viagem através do labirinto de uma crescente doença mental. Um romance repleto de camadas, mitos e mistério, beleza e horror, em um fluxo de arquétipos que desafiam a primazia do "real" sobre o "verdadeiro" e resultam em uma das mais poderosas fantasias dark dos últimos anos. Considerado uma "obra-prima do terror" da nova geração, o romance é repleto de elementos de realismo mágico e foi indicado a mais de cinco prêmios de literatura fantástica, e vencedor do importante Bram Stoker Awards 2013. A autora se aproxima de grandes nomes como Edgar Allan Poe e HP Lovecraft, que enxergaram o terror em um universo simples e trivial - na rua ao lado ou nas plácidas águas escuras do rio que passa perto de casa -, e sabem que o medo real nos habita. 

O romance evoca também as obras de Lewis Carrol, Emily Dickinson e a Ofélia, de Hamlet, clássica peça de Shakespeare, além de referências diretas a artistas mulheres que deram um fim trágico à sua existência, como a escritora Virginia Woolf. A epígrafe do livro retirada de uma música da banda Radiohead - "There There" - diz muito sobre o que nos espera: "Sempre há um canto de sereia lhe seduzindo para o naufrágio". A Menina Submersa é como esse canto, que hipnotiza até que tenhamos virado a última página, e fica conosco para sempre ao lado de nossas melhores lembranças. 


Resenha: A Menina Submersa é uma história narrada por nossa protagonista Imp., que é esquizofrênica, pintora e escritora nas horas livres, alías o romance que ela está escrevente é este que estamos lendo.

Imp. Não respeita o contexto de um livro, ou seja, fazendo com que um fato dê continuação ao próximo, ao contrário disto boa parte do livro se passa na cabeça dela e por sua doença ela não é lá a fonte mais confiável para saber se o que ela diz é verdade ou invenção, mas querendo ou não Imp. é a nossa única fonte de informação sobre essa história.

Em certa noite enquanto dirigia Imp encontra uma garota na beira da Rodovia 122, a garota está nunca e observando a escuridão do rio Blackstone. Tudo sobre a garota parecia estranho e sobrenatural, mas Imp resolve levá-la para casa mesmo assim. O  único problema seria explicar isso para a sua namorada Abalyn.

Depois vamos descobrir que o nome da tal garota é Eva, e essa garota misteriosa seria mais um entre tantos outros problemas de Imp e o significado dela na vida de Imp é uma aventura para o leitor e para vida de Imp. Essa garota chamada Eva pode ser um fantasma de uma garota afogada, uma sereia ou até uma brincadeira do cérebro da Imp, porém isso nós iremos entender com o tempo.

A Menina Submersa é um livro que para algumas pessoas pode parecer confuso e para outras pode ser uma grande sacada da autora, tudo depende do ponto de vista do leitor. No meu ponto de vista achei a história intensa e às vezes confusa, mas ainda assim interessante.

Ler um livro que se passa na mente confusa de uma garota esquizofrênica não é fácil, mas alimente a curiosidade do leitor em tentar descobrir o quanto da história é real e o quanto é apenas ilusão.

Também não posso deixar de comentar sobre a diagramação do livro que foi impecável. Totalmente linda! A editora está de parabéns pelo trabalho.





10 comentários

  1. Oi Ana!
    Nunca li um livro em que o narrador fosse esquizofrênico, então é uma leitura bem diferente para mim. Gostei!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bom?
    Tenho muita vontade de ler o livro, mas não sabia muito sobre a narrativa. Realmente me pareceu um pouco confuso, mas acredito que a proposta seja exatamente essa. Adoro essa capa!
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Sora, eu também nunca tinha lido nada assim então achei bem confuso, mas também bem interessante.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline, eu também adorei essa capa, aliás eu gostei de todo o trabalho de arte da editora, eles estão de parabéns.

    Também acho que a proposta do livro era essa narrativa confusa mesmo, pois depois as coisas por mais estranhas que sejam acabam se conectando e fazendo sentido.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana, tudo bem?

    O autor também tem um livro publicado pela intrínseca, né? O nome dele não me é estranho. Imagino que o livro deve ser bem tenso, daqueles que nos deixa vidrados do inicio ao fim.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Kel, eu estou bem e espero que você também esteja. Acho que você está confundindo, acho que você leu Neil Gaiman, mas ele só fez uma crítica do livro.

    Mais caso eu é que tenha confundido as coisas, dessa autora eu só conheço este livro. Vou pesquisar :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Só não li esse livro pro desafio, porque não tinha dinheiro para comprar, se não ele era a minha escolha hehehe. Parece ser confuso, mas ao mesmo tempo parece ser brilhante.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Sil, você acabou de descrever o livro em uma frase: confuso e brilhante. É bem isso mesmo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Aninha, tudo bem?
    Acho que a capa conseguiu captar bem a essência do livro. Não sei se foi a intenção da autora, mas acho super válido criar um livro e através dele falar sobre uma doença. Acho que indiretamente a autora fez isso, pois a personagem principal escreve a história, então, através da confusão de suas palavras, poderemos tentar chegar perto de como funciona sua mente.
    Se foi isso, realmente deve ser brilhante.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiii. Achei a prmissa do livro mt bacana, mas fiquei confusa so com a resenha. heheh. Acho q eh um livro q eu leria, mas com mt concentração. beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir